#CURTAMARISOL

Vamos comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil

Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, Visconde de Sabugosa… Esses são alguns personagens que fazem parte do imaginário de muitos papais e mamães que cresceram assistindo às aventuras do “Sítio do Picapau Amarelo”, a série de TV inspirada na obra homônima de Monteiro Lobato.

O autor foi o primeiro brasileiro a inserir na literatura infantil elementos da cultura nacional, como os costumes do povo simples do interior e algumas lendas do nosso folclore. Ele também foi o criador da chamada literatura paradidática, cuja característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê.  

Não é à toa que a data de seu nascimento foi escolhida para marcar o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril. Nós entramos no clima dos festejos e fizemos uma seleção de cinco livros essenciais do escritor que, certamente, irão estimular nas crianças o gosto pela leitura.

Você já leu algum deles? E que tal se inspirar e ler com as crianças? Aproveite!

1 – Reinações de Narizinho

Reúne 11 histórias com personagens clássicos como Narizinho, Pedrinho, Visconde, Rabicó, Tia Nastácia e a boneca Emília, que comanda as travessuras em um misto de realidade e fantasia, trazendo à cena personagens clássicos da literatura infantil mundial.

2 – Caçadas de Pedrinho

Publicado originalmente em 1933 é um livro que se mantém vivo na imaginação de seus primeiros leitores e envolve todo mundo com aventuras como a caçada da onça, o contra-ataque dos animais unidos, a descoberta e o convívio com o rinoceronte.

3 – O Picapau Amarelo

O Sítio do Picapau Amarelo é um lugar mágico, onde tudo acontece com o poder do faz-de-conta. Quando todos os personagens do mundo das fábulas decidem se mudar para o sítio, Dona Benta precisa bolar um plano e conta com a ajuda especial da astuta Emília e do engenhoso Visconde de Sabugosa.

4 – Dom Quixote das Crianças

Adaptação da obra de Miguel de Cervantes, este livro traz as aventuras do cavaleiro Dom Quixote, que percorria o mundo em busca de justiça e de glórias ao lado de seu escudeiro Sancho Pança. Aqui, recontadas por Dona Benta.

5 – Monteiro Lobato Em Quadrinhos – Fábulas

Uma série de fábulas narradas pela carismática Dona Benta e contadas de maneira curta, direta e com desenhos que as crianças adoram; sempre com a intervenção esperta dos personagens do Sítio.



Posts Relacionados


Dez cantigas de roda para cantar e brincar

Uma playlist com cantigas de roda para cantar e brincar com a criançada nesse Dia das Crianças. Dê um play e aproveite!

Veja mais

Pedras que contam histórias

Você gosta de contar histórias para as crianças? Que tal transpor parte da trama para as pedras garimpadas nos passeios com os filhos? Veja aqui como.

Veja mais

Versão kids

Quer encontrar autores consagrados de adultos em versão kids? O escritor Dilan Camargo tem a dica.

Veja mais


x

Dados da Mãe

Dados da Criança