#CURTAMARISOL

Vamos comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil

Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, Visconde de Sabugosa… Esses são alguns personagens que fazem parte do imaginário de muitos papais e mamães que cresceram assistindo às aventuras do “Sítio do Picapau Amarelo”, a série de TV inspirada na obra homônima de Monteiro Lobato.

O autor foi o primeiro brasileiro a inserir na literatura infantil elementos da cultura nacional, como os costumes do povo simples do interior e algumas lendas do nosso folclore. Ele também foi o criador da chamada literatura paradidática, cuja característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê.  

Não é à toa que a data de seu nascimento foi escolhida para marcar o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril. Nós entramos no clima dos festejos e fizemos uma seleção de cinco livros essenciais do escritor que, certamente, irão estimular nas crianças o gosto pela leitura.

Você já leu algum deles? E que tal se inspirar e ler com as crianças? Aproveite!

1 – Reinações de Narizinho

Reúne 11 histórias com personagens clássicos como Narizinho, Pedrinho, Visconde, Rabicó, Tia Nastácia e a boneca Emília, que comanda as travessuras em um misto de realidade e fantasia, trazendo à cena personagens clássicos da literatura infantil mundial.

2 – Caçadas de Pedrinho

Publicado originalmente em 1933 é um livro que se mantém vivo na imaginação de seus primeiros leitores e envolve todo mundo com aventuras como a caçada da onça, o contra-ataque dos animais unidos, a descoberta e o convívio com o rinoceronte.

3 – O Picapau Amarelo

O Sítio do Picapau Amarelo é um lugar mágico, onde tudo acontece com o poder do faz-de-conta. Quando todos os personagens do mundo das fábulas decidem se mudar para o sítio, Dona Benta precisa bolar um plano e conta com a ajuda especial da astuta Emília e do engenhoso Visconde de Sabugosa.

4 – Dom Quixote das Crianças

Adaptação da obra de Miguel de Cervantes, este livro traz as aventuras do cavaleiro Dom Quixote, que percorria o mundo em busca de justiça e de glórias ao lado de seu escudeiro Sancho Pança. Aqui, recontadas por Dona Benta.

5 – Monteiro Lobato Em Quadrinhos – Fábulas

Uma série de fábulas narradas pela carismática Dona Benta e contadas de maneira curta, direta e com desenhos que as crianças adoram; sempre com a intervenção esperta dos personagens do Sítio.



Posts Relacionados


Nova série traz Beatles para os pequenos

Aventuras musicais: série do Netflix traz trilha sonora dos Beatles para alegrar ouvidos de crianças e marmanjos.

Veja mais

Versão kids

Quer encontrar autores consagrados de adultos em versão kids? O escritor Dilan Camargo tem a dica.

Veja mais

6 livros com as bruxas mais divertidas para você ler

Especial Halloween: a escritora Christina Dias elege para o site de Marisol os 6 livros com as bruxas mais divertidas da literatura infantil.

Veja mais


x

Dados da Mãe

Dados da Criança