#CURTAMARISOL

5 dicas para plantar uma árvore

Uma casa na árvore tem status de sonho para as crianças. Que tal então aproveitar todo esse encantamento e introduzir nos pequenos o amor pela natureza? Como? Do começo: plantando uma árvore!

O envolvimento das crianças no plantio, na rega e nos demais cuidados com plantas em geral é fundamental na conscientização ecológica. Imagina a alegria da garotada ao colocar as mãos na terra, plantar mudas e sementes e ver que esses pequenos atos podem gerar as majestosas árvores nas quais se erguem as casinhas do seus sonhos?

2409_Brincadeiras

O site de Marisol conversou com a engenheira agrônoma paisagista Helena Schanzer, titular do Blog Jardim de Helena, da Rádio Gaúcha, para garimpar dicas de como envolver a criançada no plantio de mudas dentro e fora de casa. Mãe de Pedro, hoje com 22 anos, Helena sabe muito bem do que fala.

– Sempre fizemos atividades ligadas a plantio, eu e o Pedro. Desde quando ele estava no jardim de infância até o final do colégio, as professoras me chamavam na sala de aula para criarmos e plantarmos hortas, temperos em garrafas pet, canteiros no jardim do colégio. Sempre colaborei para estimular o lado ecológico no colégio dele – diz Helena.

Veja aqui algumas dicas:

1 – Comece com frutíferas: mudas de pitangueiras, araçás, araticum, laranjeira e limoeiro são fáceis de plantar e resistentes a pragas e doenças, além de frutificarem em um ano, o que é recompensador para as crianças. Também é possível comprar mudas já com frutas. Aqui Helena ensina com detalhes como plantar. Plantar espécies de arbustos pequenos como pitanga-anã e fisális também é uma boa opção. Clique aqui para ver o passo a passo.

shutterstock_214983985

2 – Aqui dentro ou lá fora, tem opções para todas as situações: existem tantas espécies de plantas que sempre é possível encontrar alguma adequada para o sol ou para sombra. Para o quintal, fora de casa, onde é possível ter sol por pelo menos 6 horas por dia, dá para cultivar quase tudo: árvores frutíferas, temperos, hortinhas e flores. Jasmim trepadeira e pitangueira podem ser boas opções. Dentro de casa, se houver sol direto, flores e temperos terão boas condições para crescer. Existem plantas de meia-sombra com flores que também se dão bem nessas condições. Aposte em orquídeas como a Phalaenopsis, que dura com flor nas áreas internas por três meses. Frutíferas são mais difíceis de se adaptar, porque precisam de muito sol. Uma opção pode ser uma palmeira como o Palmiteiro (Euterpe edulis), cujo broto é o palmito. Aqui você encontra dicas de como plantar árvores frutíferas na sacada do apartamento.

3 – Prepare o solo:

– Em vasos: escolha recipientes onde haja espaço para as raízes crescerem. Use substrato fértil, bem drenado.

– Em canteiros: nesses locais, profundidade para o crescimento das raízes também é fundamental. Na terra, adube com composto orgânico.

– Ao plantar, evite desmanchar o torrão que envolve as raízes da muda da planta.

– Regue com água.

– Aperte a muda recém-plantada para que as raízes fiquem bem aderidas ao solo.

shutterstock_302422220

4 – Plantou, cuidou! Lembre de regar as plantas na dose certa para cada espécie. Essas informações devem ser checadas na hora da compra da muda. Fique de olho também nas pragas e doenças: folhas comidas, mordidas, manchas amareladas, pontos pretos ou brancos nas folhas e galhos, tudo isso são sinais de doenças ou pragas nas folhagens. Nesse link, Helena ensina como controlar essas pragas.

5 – Cuidado com plantas tóxicas: lembre de alertar as crianças que algumas plantas são tóxicas, como, por exemplo, Espirradeira, Comigo Ninguém Pode, Copo de Leite e Coroa de Cristo. Portanto, oriente-as a não colocá-las na boca, inclusive flores, folhas, frutos ou sementes. Outras podem causar alergias. Algumas espécies podem ser letais para crianças pequenas.

Agora, sabendo disso, é só plantar uma árvore e, quem sabe um dia, poder ter a sua casinha junto às copas!

_DSC1784

Fonte: Helena Schanzer, engenheira agrônoma paisagista, titular do Blog Jardim de Helena

Foto: Fil Giuratti e Shutterstock 

 

 



Posts Relacionados


Celebre a infância no Dia das Crianças

Um vídeo inspirador para resgatar a infância que existe em você e aproveitar muito o Dia das Crianças ao lado do seu filho.

Veja mais

Dê um up nas luzinhas de Natal

Bolas de Natal feitas por você e pelas crianças. Vem aprender como!

Veja mais

Uma playlist para brincar na natureza

Sons da natureza: que tal invadir o quintal e brincar ao redor da árvore inspirado nessa playlist cheia de passarinhos, sombras boas e plantinhas? Vem!

Veja mais


x

Dados da Mãe

Dados da Criança