#CURTAMARISOL

Mini iogues

Respirar fundo. Acalmar a mente. Energizar o corpo.

Não são apenas os adultos que precisam de um tempo de vez em quando para controlar o estresse do dia-a-dia. Em tempos de agenda cheia para a criançada e muitos estímulos eletrônicos, a ioga pode ser uma grande aliada. Originária da Índia, a prática, que é um filosofia de vida, lança mão de técnicas respiratórias, corporais e meditativas para promover autoconhecimento. Com os mini iogues não é diferente.

– Nos dias de hoje,  em que as crianças vivem com intensidade o fluxo inesgotável de informações e novas tecnologias, muitas vezes fonte de ansiedade e estresse, a prática da ioga propicia uma oportunidade de, por alguns importantes momentos, reconectá-las a sua essência. Essa conexão oportuniza um prolongamento da infância em seu real significado – algo tão precioso e especial. As mudanças fisiológicas, hormonais e comportamentais são esperadas – mas devem ocorrer no tempo exato, para que a criança tenha tempo para desenvolver suporte emocional para esses processos  – explica Juliana Eichenberg, instrutora de ioga para crianças.

Juliana Eichenberg Yoga 01.45 PM

Autorizada pela tradição Satyananda, Juliana diz que, além de estimular a concentração, o equilíbrio, a memória e até melhorar o desempenho escolar, algumas posturas de ioga diminuem sintomas de prisão de ventre e fortalecem a musculatura.

– É importante sempre respeitar a condição e possibilidade física da criança naquele exato momento, tornando essa descoberta um rico e divertido processo de autoconhecimento. As posturas de equilíbrio, por exemplo, fortalecem a concentração e a segurança em relação a si. O relaxamento, por sua vez, traz calma e autocontrole, implementando serenidade à rotina e escolhas. São muitos os frutos que o pequenino praticante poderá colher – acrescenta, lembrando da importância da supervisão de um instrutor habilitado durante a prática.

Juliana Eichenberg Yoga 01.01 PM

Com posturas que remetem à natureza e aos animais, a ioga vira sinônimo até de brincadeira, numa vivência que a criança leva pra vida toda.

– A ioga não fica restrita ao período de aula. O praticante transmite para a sua rotina também os princípios éticos e filosóficos desta ciência, adotados integralmente pelo professor durante a prática guiada. Essa consciência amplia e melhora o convívio social – complementa a instrutora.

E como o mundo da imaginação, da fantasia, das fábulas é quase sinônimo de infância, aproveitar a hora da ioga para contar histórias relacionadas à origem da filosofia deixa tudo ainda mais encantador:

– Os alunos adoram a alegria e a vibração dos mantras e amam saudar os amigos dizendo Namastê.

Juliana Eichenberg Yoga 02.31 PM

Veja algumas posturas divertidas pra você salvar e se inspirar:

cartela yoga

Ilustrações: Carla Pilla



Posts Relacionados


Ajudantes mirins

Tem como fazer as crianças participarem da arrumação dos brinquedos sem reclamar? Tem!

Veja mais

Celebre o dia dos experts em brincadeira

No Dia dos Pais, uma homenagem aos especialistas em brincadeira e um convite irresistível: deixar a infância dos pequenos tomar conta de você.

Veja mais

Já é primavera em Marisol

A coleção Primavera 2015 de Marisol já está nas lojas, e o vídeo dos bastidores mostra em primeira mão toda a inspiração para as brincadeiras nessa estação.

Veja mais


x

Dados da Mãe

Dados da Criança