#CURTAMARISOL

Livros para viajar pelo mundo

primavera_mood viajantes

Que os livros são grandes aliados para viajar sem tirar os pés do chão todo mundo já sabe. De posse de uma nova história, é possível se transportar para novas culturas, vivenciar sensações de além-mar e turbinar sonhos de um dia conhecer lugares até então acessados apenas nas páginas de uma obra. Para as crianças, a ideia é a mesma. Então, que tal pegar carona nos títulos infantis e desbravar o mundo com elas do quarto de casa? O site de Marisol fez uma seleção de livros para viajar pelo mundo.

1 – Frida (Editora Cosac Naify)

2233880

Grande inspiração para a pintora mais famosa do México, no século XX, Frida Kahlo (1907-1954), a cultura mexicana salta aos olhos nesse livro. A obra acompanha a infância e a adolescência da artista, revelando a curiosidade que a menina tinha pelos objetos e pelo mundo, além do trágico acidente que deixou sequelas permanentes. A ilustradora Ana Juan povoou o livro com figuras desse imaginário, dando à obra um traço onírico que lembra as telas de Frida. O título ganhou o prêmio da FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – no ano de 2005 na categoria altamente recomendável –  tradução ou adaptação para crianças.

2 – Bruxa Onilda vai a Paris (Editora Scipione)

"Bruxa Onilda Vai a Paris"

O livro, de autoria de  Enric Larreula e Roser Capdevila, conta a história de uma das bruxas mais queridas da criançada. Quando fica sabendo de um concurso de moda que acontecerá em Paris, Bruxa Onilda não perde tempo: cria um figurino mais do que original e vai voando para lá. Só que a vassoura está com problemas mecânicos, e ela cai em pleno Museu do Louvre, iniciando uma série de aventuras pela Cidade Luz. Além da capital francesa, a coleção de livros da Bruxa Onilda contempla outros destinos famosos do mundo. Vale conferir.

3 – Três contos africanos de adivinhação (Editora Paulinas)

515388

A proposta de “Três contos africanos de adivinhação” – além de recontar três narrativas recolhidas da literatura oral nigeriana – é de interagir com o leitor, desafiando-o a solucionar os enigmas apresentados às personagens, antes do desfecho das histórias. Em “Os três gravetos” e “As três moedas de ouro”, as personagens têm que desmascarar malfeitores e ladrões; em “Três mercadorias muito estranhas”, um ancião precisar fazer a travessia do Rio Níger, em um pequeno barco, para levar um leopardo, uma cabra e um saco de inhame, driblando a cadeia alimentar. Os textos escritos por Rogério Andrade Barbosa e ilustrado por Maurício Veneza são resgates de narrativas africanas – marca registrada do autor que trabalhou como voluntário da ONU na Guiné-Bissau -, cuja literatura tem como um dos propósitos transmitir ensinamentos de ética para uma boa convivência.

4 – A Gueixa e o Panda-Vermelho (Editora Cobogo)

a_gueixa_e_o_panda_vermelho

“A Gueixa e o Panda-Vermelho” conta a bela história de uma amizade improvável e mágica entre uma jovem japonesa e o raro panda-vermelho. Esse é primeiro livro infantil escrito pela cantora e compositora Fernanda Takai e ilustrado por Thereza Rowe.

5 – O livro dos monstros! (Editora Companhia das Letrinhas)

o-livro-dos-monstros-fran-parnell-e-sophie-fatus-14439-MLB4168965390_042013-F

Um abominável homem das neves, um monstro aquático faminto, uma mulher-monstro, são algumas das terríveis criaturas com que os personagens das histórias deste livro de autoria de Fran Parnell & Sophie Fatus se deparam. Eles vão descobrir que, apesar de serem cheios de truques, alguns desses monstros só precisam ser compreendidos. Como o terrível Chinu, que acaba sendo conquistado pelo afeto daqueles que queria assustar. Composto de seis histórias provenientes de vários lugares – América do Norte, Austrália, Nepal, África do Sul, Taiti e Itália -, este livro pode auxiliar as crianças a lidar com o medo de monstros e superá-lo de uma forma criativa e original.

 

 



Posts Relacionados


Pinte com os grandes artistas

Com os grandes artistas: um livro inspirador para estimular toda a criatividade das crianças.

Veja mais

Intercâmbio em família

Estudar fora do país com os filhos pode ser uma experiência incrível. Os viajantes de hoje abrem seu álbum de fotos e contam como tirar proveito desse intercâmbio.

Veja mais

Sem prazo de validade

Já pensou em apresentar seus hits preferidos para seu filho? Fernanda Takai compartilha as músicas que adora ouvir com a filha Nina.

Veja mais


x

Dados da Mãe

Dados da Criança