#CURTAMARISOL

Livros para viajar pelo mundo

primavera_mood viajantes

Que os livros são grandes aliados para viajar sem tirar os pés do chão todo mundo já sabe. De posse de uma nova história, é possível se transportar para novas culturas, vivenciar sensações de além-mar e turbinar sonhos de um dia conhecer lugares até então acessados apenas nas páginas de uma obra. Para as crianças, a ideia é a mesma. Então, que tal pegar carona nos títulos infantis e desbravar o mundo com elas do quarto de casa? O site de Marisol fez uma seleção de livros para viajar pelo mundo.

1 – Frida (Editora Cosac Naify)

2233880

Grande inspiração para a pintora mais famosa do México, no século XX, Frida Kahlo (1907-1954), a cultura mexicana salta aos olhos nesse livro. A obra acompanha a infância e a adolescência da artista, revelando a curiosidade que a menina tinha pelos objetos e pelo mundo, além do trágico acidente que deixou sequelas permanentes. A ilustradora Ana Juan povoou o livro com figuras desse imaginário, dando à obra um traço onírico que lembra as telas de Frida. O título ganhou o prêmio da FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – no ano de 2005 na categoria altamente recomendável –  tradução ou adaptação para crianças.

2 – Bruxa Onilda vai a Paris (Editora Scipione)

"Bruxa Onilda Vai a Paris"

O livro, de autoria de  Enric Larreula e Roser Capdevila, conta a história de uma das bruxas mais queridas da criançada. Quando fica sabendo de um concurso de moda que acontecerá em Paris, Bruxa Onilda não perde tempo: cria um figurino mais do que original e vai voando para lá. Só que a vassoura está com problemas mecânicos, e ela cai em pleno Museu do Louvre, iniciando uma série de aventuras pela Cidade Luz. Além da capital francesa, a coleção de livros da Bruxa Onilda contempla outros destinos famosos do mundo. Vale conferir.

3 – Três contos africanos de adivinhação (Editora Paulinas)

515388

A proposta de “Três contos africanos de adivinhação” – além de recontar três narrativas recolhidas da literatura oral nigeriana – é de interagir com o leitor, desafiando-o a solucionar os enigmas apresentados às personagens, antes do desfecho das histórias. Em “Os três gravetos” e “As três moedas de ouro”, as personagens têm que desmascarar malfeitores e ladrões; em “Três mercadorias muito estranhas”, um ancião precisar fazer a travessia do Rio Níger, em um pequeno barco, para levar um leopardo, uma cabra e um saco de inhame, driblando a cadeia alimentar. Os textos escritos por Rogério Andrade Barbosa e ilustrado por Maurício Veneza são resgates de narrativas africanas – marca registrada do autor que trabalhou como voluntário da ONU na Guiné-Bissau -, cuja literatura tem como um dos propósitos transmitir ensinamentos de ética para uma boa convivência.

4 – A Gueixa e o Panda-Vermelho (Editora Cobogo)

a_gueixa_e_o_panda_vermelho

“A Gueixa e o Panda-Vermelho” conta a bela história de uma amizade improvável e mágica entre uma jovem japonesa e o raro panda-vermelho. Esse é primeiro livro infantil escrito pela cantora e compositora Fernanda Takai e ilustrado por Thereza Rowe.

5 – O livro dos monstros! (Editora Companhia das Letrinhas)

o-livro-dos-monstros-fran-parnell-e-sophie-fatus-14439-MLB4168965390_042013-F

Um abominável homem das neves, um monstro aquático faminto, uma mulher-monstro, são algumas das terríveis criaturas com que os personagens das histórias deste livro de autoria de Fran Parnell & Sophie Fatus se deparam. Eles vão descobrir que, apesar de serem cheios de truques, alguns desses monstros só precisam ser compreendidos. Como o terrível Chinu, que acaba sendo conquistado pelo afeto daqueles que queria assustar. Composto de seis histórias provenientes de vários lugares – América do Norte, Austrália, Nepal, África do Sul, Taiti e Itália -, este livro pode auxiliar as crianças a lidar com o medo de monstros e superá-lo de uma forma criativa e original.

 

 



Posts Relacionados


São Paulo para crianças

Roteiro cosmopolita: dicas para viajar para uma das maiores metrópoles do mundo com a garotada.

Veja mais

Nova série traz Beatles para os pequenos

Aventuras musicais: série do Netflix traz trilha sonora dos Beatles para alegrar ouvidos de crianças e marmanjos.

Veja mais

Seis programas imperdíveis em Buenos Aires

Na Terra da Mafalda: a jornalista Milena Fischer mostra o que a capital portenha tem de melhor pra roteiros com crianças.

Veja mais


x

Dados da Mãe

Dados da Criança