#CURTAMARISOL

Junto e misturado

AARF8911

Zoe tem quatro anos e um quarto bem espaçoso, de dar inveja em muito marmanjo. Mas quando ela é convidada a mostrar seu cantinho mágico, onde a cama tem dossel de voile rosa e azul e luminárias daquelas tipo pisca-pisca de Natal envolvendo os tecidos, um desvio de rota se faz necessário em seus passos – e sentimentos – de criança:

– Aqui é o quarto do meu mano. O Tom. Era meu antes. Agora vai ser dele. Ele ainda não nasceu. Mas ganhou alguns bichinhos de pelúcia que eram meus – conta, puxando o convidado para o cômodo em frente ao dela.

É assim, interagindo com todos ambientes da casa da família, em Porto Alegre, que Zoe deixa sua marca não só no quarto do irmão como também no dela e nos ambientes coletivos da moradia. A sala, por exemplo, tem o toque de todos os moradores. A mãe, a arquiteta e designer de produtos Paula Bohrer, responde por parte do mobiliário, como o buffet vermelho e rosa na parede oposta à TV, os criados-mudos que são usados como aparadores e a mesinha de desenho em formato de nuvem, que faz parte de uma linha infantil exclusiva desenhada para a Tok & Stok e inspirada na pequena Zoe. O pai, o fotógrafo e artista plástico Fabian Gloeden, assina os quadros nas paredes.

– Quando mudamos para cá, idealizamos uma reforma que privilegiasse os espaços amplos. Abrir a parede que divide a sala de jantar com o estar nos ajuda a visualizar o jardim. Hoje os ambientes se conectam visualmente e nossos filhos vão estar sempre próximos. Não temos uma casa arrumadinha, é casa com criança, inventiva, onde mudar o layout, ter espaços para meus protótipos, brincadeiras, arte e muitos amigos é a regra – diz Paula.

Iluminar essa foto.

E como correr é um dos verbos top 10 da criançada, Zoe tem carta branca para invadir a sala ou o pátio com seu patinete, enquanto a mãe coloca a leitura dos e-mails em dia ou busca referências de trabalho na internet, circundada pelo jardim.

– Desenhei uma casinha pra Zoe e meu padrasto tirou do papel. Ela fica horas ali, no mundo de faz de contas dela. Faz cafezinhos pra mim de faz de conta. Me chama para embalá-la no balanço, tira fotos com a máquina de brinquedo. Brinca com as bonecas. Rega as plantas. E eu a vejo crescer – explica.

AARF8824

No mesmo astral do resto da casa, em que paredes brancas servem de pano de fundo para mobiliários com desenhos originais e cores vibrantes, o quarto de Zoe é o retrato da infância: tem cama de princesa com dossel colorido, quadro-negro para os traços que a imaginação infantil geralmente leva para a parede, três cabanas desmontáveis criadas pela mãe, bandeiras colorindo a vista de quem olha para o alto, rede para balanço e acrobacias (muitas!) e o espelho com barra de bailarina.

O mundo de Zoe na casa da Zoe é amplo, colorido e mágico, como a infância. E, mesmo assim – talvez até por isso -, ela alonga o olhar para o quarto da frente, orgulhosa de ter ajudado na decoração. Ali, logo mais, dormirá o “mano” Tom. E a casa da família vai ganhar mais correria de criança.

Fotos: André Feltes

 



Posts Relacionados


DIY: decoração feita de arame

Corações, iniciais do nome, palavras de incentivo: com um pedaço de arame, criatividade e muita cor é possível criar objetos de decoração lindos para casa!

Veja mais

Decoração de festa com carros cubanos

Uma decoração moderna é a nossa aposta para uma festa de aniversário bem diferente.

Veja mais

5 ideias para decorar a casa para o Carnaval

Carnavalizar a brincadeira: abuse das cores para deixar a casa em clima de folia neste Carnaval

Veja mais


x

Dados da Mãe

Dados da Criança