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5 receitas para variar as frutas na lancheira

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Aí na sua casa também tem criança que fica sempre entre banana e maçã na hora de escolher a fruta para levar na lancheira da escola? Nesta volta às aulas, o site de Marisol consultou a nutricionista especializada em infância Caroline Ayres para sugerir opções a fim de dar uma variada nesse repertório. Com nutrientes essenciais para a fase escolar, goiaba, mirtilo, kiwi, manga e maracujá ganham um up em receitas coloridas e deliciosas para criança nenhuma botar defeito. Que tal experimentar e montar uma semana inteira de lanches saudáveis para a garotada?

 

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Muito além da banana e da maçã: frutas não tão populares com as crianças, como mirtilo e goiaba, podem receber uma releitura mais colorida nas receitas abaixo. Confira:

 

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Conhecido pelas propriedades calmantes, o maracujá ainda é fonte de vitaminas A, C e também as do complexo B, que aumentam a eficiência do sistema imunológico. Com alta concentração de fibras solúveis, dá aquela força para o trânsito intestinal. Com tudo isso, fazer esse wrap aqui vai ser barbada, não é?

INGREDIENTES: 1 disco de massa do tipo wrap, 400 gramas de filé de frango, 1 dente de alho, 1/2 colher de chá de orégano, 1 colher de sopa de amido de milho, 1 maracujá, folhas de alface e 1 colher de chá de azeite de oliva.

MODO DE PREPARO: cozinhe o frango e desfie. Em uma frigideira antiaderente untada, doure o frango desfiado com o alho. Retire a polpa do maracujá, junte a água o amido de milho e leve ao fogo até engrossar. Adicione uma colher de café de açúcar e sal a gosto. Misture o molho no frango criando uma pastinha e salpique de orégano. Depois é só rechear o wrap, incluindo folhas de alface.

 

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As vitaminas B presentes na manga são importantes para a produção de energia e para o bom funcionamento do sistema nervoso. A fruta também contém fibras que reduzem o nível do “mau colesterol” no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares. Aqui, nesse hambúrguer, elas entram em lascas e ficam uma delícia com rúcula.

INGREDIENTES: pão de hambúrguer, rúcula à vontade, lascas de manga, 1 fatia de queijo minas (opcional) e hambúrguer caseiro.

MODO DE PREPARO: misture 400 gramas de carne moída com 1 ovo, 1 pitada de sal e esfarele 1 fatia de pão amanhecido até dar liga. Faça bolinhas com as mãos e molde o formato de hambúrguer. Leve à frigideira antiaderente e deixe dourar dos dois lados cuidando pra carne não ficar crua. Monte o hambúrguer.

 

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Rica em vitamina C, a goiaba é um excelente antioxidante e auxilia no combate a infecções e hemorragias. Além disso, fortifica ossos e dentes e regula o aparelho digestivo. Mais algum motivo para acrescentar na lancheira da criançada?

INGREDIENTES: (para a geleia) 120 ml de água, 6 goiabas maduras, 2 e 1/2 xícaras de chá de açúcar e 1 colher de sopa de suco de limão. (para a panqueca) 1 xícara de farinha de trigo integral, 1/2 xícara de farinha de trigo, 1 xícara de leite, 2 colheres de sopa de óleo, 2 ovos, sal a gosto.

MODO DE PREPARO: lave as goiabas, corte as extremidades e descarte. No liquidificador, bata as goiabas cortadas, com casca e tudo, junto com a água. Passe por uma peneira, para excluir os caroços. Em uma panela misture a polpa da goiaba com o açúcar. Siga mexendo de vez em quando por aproximadamente 30 minutos. Após adicione o suco de limão, misture  até chegar no ponto. Espere esfriar em guarde em potinhos de vidro. Depois prepare as panquecas, batendo todos os ingredientes no liquidificador. Em uma frigideira, esquente um fio de óleo. Acrescente a massa na frigideira, e vá girando para que a massa espalhe uniformemente. Quando as bordas começarem a soltar, é hora de virar. Recheie as panquecas com queijo de minas e geleia de goiaba. E pronto!

 

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Uma das frutas com maior quantidade de vitamina C, o kiwi é rico também em potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre, vitamina E, B6 e fibras. Contém ainda pectina, importante para controlar os níveis de colesterol no sangue. Tem efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes, anticancerígenos e laxativos. Vale considerar. No formato de picolé, não tem criança que não vai querer provar.

INGREDIENTES: 2 unidades de kiwi cortado em rodelas e suco natural de kiwi.

MODO DE PREPARO: coloque o suco na forma de picolé e adicione as frutas picadas. Leve ao freezer.

 

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Essa é boa para a criançada manter a concentração na aula! Estudos mostram que o mirtilo previne doenças relacionadas à visão, como catarata e glaucoma, melhorando a capacidade de leitura. Além disso a frutinha, que é conhecida também como blueberry, tem propriedades anti-cancerígenas, antibacterianas e antivirais.

INGREDIENTES: 80g de manteiga sem sal, 75g de açúcar, 1 colher de café de essência de baunilha, 2 ovos, 100g de farinha de trigo, 1 colher (chá) de fermento em pó e 75g de mirtilos.

MODO DE PREPARO: pré-aqueça o forno em 180ºc e unte 10 forminhas para cupcakes. Bata na batedeira a manteiga com o açúcar até virar um creme esbranquiçado. Acrescente a essência de baunilha e os ovos, um a um, batendo sempre. Peneire a farinha junto com o fermento e acrescente à mistura com uma espátula, aos poucos. Passe os mirtilos em um pouco de farinha para que eles não desçam para o fundo das forminhas e acrescente na massa de forma delicada. Divida a massa em 10 forminhas e asse por cerca de 20 minutos. Deixe esfriar!

 

AS FRUTAS E SUAS ARTISTAS!

Manuela e Clara foram nossas ilustradoras convidadas para dar ainda mais cor às receitas desta matéria. Não ficaram lindos os traços das nossas artistas?

Manuela e Clara

 

Fotos: Fil Giuratti

Produção: Dionne Madruga

Agradecimentos: Paletas del Mexico e Sanduíche de Metro

 



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