#CURTAMARISOL

Doze dicas para curtir a Serra Gaúcha

As férias de julho pedem viagem, novos destinos e, por que não, uma incursão por paisagens geladas e repletas de sabores quentes na estação mais fria do ano. A três horas e meia de São Paulo, Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, reúnem todos esses requisitos – e contam ainda com roteiros com status kids friendly.

shutterstock_119238139

Quem sabe tudo do assunto e tem ótimas dicas para compartilhar é a publicitária Alexandra Aranovich. Faminta por viagens e experiências gastronômicas e mãe de Catarina, 12 anos, e Matias, 8, Alexandra é autora do Guia Essencial Gramado e Canela, editado pela Pulp, e escreve sobre roteiros com crianças ou sem crianças, no Blog Café Viagem. Também é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora e do blog Destemperadinhos. Veja aqui o dossiê que ela preparou pro site de Marisol com tudo sobre programas imperdíveis na Serra

Guia-cópia

Quatro Hotéis:

1) Hotel Alpestre (Gramado)

O hotel oferece excelente programação e atividades temáticas com monitores e uma recreacionista especial, a rena Alceu, que anima a gurizada já a partir do café da manhã. Um grande diferencial do Alpestre, para quem viaja com pitocos, é a alimentação. O restaurante oferece menu nas versões kids e baby. A copinha – inaugurada recentemente – tem tudo de que os pais precisam para alimentar com tranquilidade os seus bebês. Há diversas modalidades de suítes para as famílias, muitas comportam o casal e duas crianças no mesmo quarto. Além da piscina no jardim com tobogã, um sucesso no verão, há uma piscina aquecida em área fechada.

(Rua Leopoldo Rosenfeldt, 67, a um quilômetro do centro de Gramado). Oferece serviço gratuito de transporte para o centro de Gramado.

alpestre

 2) Villa Bella Hotel Conceito (Gramado)

O hotel passou por uma reforma e conta com boa estrutura para as famílias: piscina aquecida, espaço imenso para recreação e playground infantil coberto. Dentro da área da recreação há até uma sala do “soninho” com camas. O hotel oferece um andar exclusivo para as famílias onde está localizada a copa kids.  A vista do vale e da Linha 28 é um dos destaques do lugar. Sem falar da acessibilidade total para portadores de deficiência.

(Rua Villa Bella, 125, no início da estrada entre Gramado e Canela, próximo ao Galeto Mamma Mia). Oferece serviço gratuito de transporte para o centro de Gramado.

3) Hotel Continental (Canela)

A imensa área verde do hotel (com praça, campo de futebol e trilha), incluindo uma casa antiga dedicada somente para a recreação, transforma o Continental em um dos hotéis preferidos pelas famílias. A decoração ainda é um pouco antiga, mas os quartos são enormes e aconchegantes. Tem piscina aquecida e andar com copinha infantil para esquentar as comidinhas das crianças e as mamadeiras. No inverno, costuma oferecer uma feijoada tradicional aos sábados.

(Rua José Pedro Piva, 220, a um quilômetro do centro de Canela)

CONTINENTAL RECREAÇÃO ok

4) Ritta Höppner (Gramado)

É um dos hotéis mais tradicionais de Gramado, dos mesmos proprietários do Mini Mundo. A grande vantagem para quem está viajando com crianças é que os hóspedes do hotel têm acesso livre ao parque do Mini Mundo. Algumas acomodações oferecem minicozinha e piscina particular. A origem alemã dos proprietários está presente na gastronomia e nos detalhes da decoração. As crianças amam a Kinder Haus, casinha de recreação do hotel. Os personagens do Mini Mundo aparecem nas refeições e café da manhã de domingo no hotel.

(Rua Pedro Candiago, 305, Gramado)

Quatro Restaurantes:

1) Magnolia (Canela)

Uma novidade e, provavelmente, o restaurante mais surpreendente da região. Tudo enche os olhos: da comida à decoração vintage, com móveis antigos garimpados pelo jovem casal de proprietários em suas viagens ao Uruguai. O restaurante só abre à noite e, além de oferecer menu kids e um incrível espaço infantil com recreação, conta, pasmem, com uma sala de cinema que diverte tanto adultos quanto a gurizada. Prepare-se para se apaixonar.

(Rua Dona Carlinda, 255, Centro (bem próximo à rua central de Canela e da Catedral). Aberto de segunda-feira a sábado, das 18h à 1h.

Magnolia

2) Bistrô Bêrga Motta – Ecoparque Sperry

Dobrar à direita numa ruazinha da estrada que vai de Gramado a Canela pode transformar seu dia. O bistrô está dentro de uma reserva ecológica com trilhas bem sinalizadas, cascatas, horta, entre outras atrações. Lugar para renovar os ares, o espírito e aguçar o paladar. Aviso: leve cheque ou dinheiro, pois cartões de débito e crédito não são aceitos.

(Estrada Professora Elvira Apollo Benetti, Linha 28). Somente Sábados, domingos e feriados, almoço.

3) Sabor Rural:

Passeio imperdível pela zona rural da Linha Ávila Alta. Fica na fazenda da simpática família Fioreze, onde se encontra o legítimo sabor da culinária italiana, de especialidades campeiras e do bom churrasco. Sem falar que o espaço é perfeito para desfrutar com a família ou rodeado de amigos.

(Rua João Scur, 1.890 – Linha Ávila Alta). Sábados, domingos e feriados, somente almoço.

sabor rural ok

4) Chez Lys Blanc

Frio tem que ter fondue, certo? Pois o Chez Lys Blanc é uma novidade em Canela. Um fondue delicioso e elegante que abriu em 2014 na rua principal da cidade. Vale a pena pedir a sequência com fondue de queijo, carnes e chocolate, que permite repetecos. Na hora da sobremesa, a gurizada vai amar o fondue de chocolate trufado (com doce de leite Conaprole – um escândalooo!).
(Avenida Osvaldo Aranha, 437, Centro)

Fondeu trufado Chez Lys Blancs

Quatro Atrações:

 1) Alpen Park

O parque de aventuras e adrenalina para toda a família. Tem montanha-russa, rapel, quadriciclo, cinema 4D, simulador, arvorismo e o famoso trenó. Único ponto negativo é que é preciso pagar por cada atração, o que torna tudo mais caro.

(Rodovia Arnaldo Oppitzm 901 , Canela)

2) Gramado Zoo

O programa perfeito pra todas as idades. A dica para os aventureiros é experimentar o safári noturno.

(RS-115, km 35, distrito de Várzea Grande, Gramado)

Zoo04 cópia

3) Mini Mundo
O Mini Mundo é uma das programações mais clássicas de Gramado. O espaço expõe miniaturas de marcos arquitetônicos europeus.

(Rua Horácio Cardoso, 291, Gramado)

4) O Reino do Chocolate
Se na Aldeia do Papai Noel é Natal o ano inteiro, no Reino do Chocolate é Páscoa o ano inteiro. No local, funciona uma loja temática da Caracol Chocolates com espaço dedicado ao doce. Não deixe de visitar a cafeteria ao final do tour. A novidade fica por conta da produção do seu próprio chocolate logo na entrada do parque, sinalizada com a placa “Faça seu Chocolate”.
(Avenida das Hortências, 5382, Gramado)

Reino do Chocoalte

 

Fotos: Acervo pessoal e Shutterstock



Posts Relacionados


Desperte os sentidos no Jardim das Sensações

No meio da cidade, dentro do Jardim Botânico de Curitiba, um passeio pelo Jardim das Sensações desperta os sentidos das crianças, enriquece memórias e ensina o respeito ao meio ambiente.

Veja mais

Hora de acampar!

Que tal se aventurar com as crianças no meio da natureza? Veja aqui o que levar para um acampamento de férias com os pequenos.

Veja mais

Intercâmbio em família

Estudar fora do país com os filhos pode ser uma experiência incrível. Os viajantes de hoje abrem seu álbum de fotos e contam como tirar proveito desse intercâmbio.

Veja mais


x

Dados da Mãe

Dados da Criança