#CURTAMARISOL

Doze dicas para curtir a Serra Gaúcha

As férias de julho pedem viagem, novos destinos e, por que não, uma incursão por paisagens geladas e repletas de sabores quentes na estação mais fria do ano. A três horas e meia de São Paulo, Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, reúnem todos esses requisitos – e contam ainda com roteiros com status kids friendly.

shutterstock_119238139

Quem sabe tudo do assunto e tem ótimas dicas para compartilhar é a publicitária Alexandra Aranovich. Faminta por viagens e experiências gastronômicas e mãe de Catarina, 12 anos, e Matias, 8, Alexandra é autora do Guia Essencial Gramado e Canela, editado pela Pulp, e escreve sobre roteiros com crianças ou sem crianças, no Blog Café Viagem. Também é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora e do blog Destemperadinhos. Veja aqui o dossiê que ela preparou pro site de Marisol com tudo sobre programas imperdíveis na Serra

Guia-cópia

Quatro Hotéis:

1) Hotel Alpestre (Gramado)

O hotel oferece excelente programação e atividades temáticas com monitores e uma recreacionista especial, a rena Alceu, que anima a gurizada já a partir do café da manhã. Um grande diferencial do Alpestre, para quem viaja com pitocos, é a alimentação. O restaurante oferece menu nas versões kids e baby. A copinha – inaugurada recentemente – tem tudo de que os pais precisam para alimentar com tranquilidade os seus bebês. Há diversas modalidades de suítes para as famílias, muitas comportam o casal e duas crianças no mesmo quarto. Além da piscina no jardim com tobogã, um sucesso no verão, há uma piscina aquecida em área fechada.

(Rua Leopoldo Rosenfeldt, 67, a um quilômetro do centro de Gramado). Oferece serviço gratuito de transporte para o centro de Gramado.

alpestre

 2) Villa Bella Hotel Conceito (Gramado)

O hotel passou por uma reforma e conta com boa estrutura para as famílias: piscina aquecida, espaço imenso para recreação e playground infantil coberto. Dentro da área da recreação há até uma sala do “soninho” com camas. O hotel oferece um andar exclusivo para as famílias onde está localizada a copa kids.  A vista do vale e da Linha 28 é um dos destaques do lugar. Sem falar da acessibilidade total para portadores de deficiência.

(Rua Villa Bella, 125, no início da estrada entre Gramado e Canela, próximo ao Galeto Mamma Mia). Oferece serviço gratuito de transporte para o centro de Gramado.

3) Hotel Continental (Canela)

A imensa área verde do hotel (com praça, campo de futebol e trilha), incluindo uma casa antiga dedicada somente para a recreação, transforma o Continental em um dos hotéis preferidos pelas famílias. A decoração ainda é um pouco antiga, mas os quartos são enormes e aconchegantes. Tem piscina aquecida e andar com copinha infantil para esquentar as comidinhas das crianças e as mamadeiras. No inverno, costuma oferecer uma feijoada tradicional aos sábados.

(Rua José Pedro Piva, 220, a um quilômetro do centro de Canela)

CONTINENTAL RECREAÇÃO ok

4) Ritta Höppner (Gramado)

É um dos hotéis mais tradicionais de Gramado, dos mesmos proprietários do Mini Mundo. A grande vantagem para quem está viajando com crianças é que os hóspedes do hotel têm acesso livre ao parque do Mini Mundo. Algumas acomodações oferecem minicozinha e piscina particular. A origem alemã dos proprietários está presente na gastronomia e nos detalhes da decoração. As crianças amam a Kinder Haus, casinha de recreação do hotel. Os personagens do Mini Mundo aparecem nas refeições e café da manhã de domingo no hotel.

(Rua Pedro Candiago, 305, Gramado)

Quatro Restaurantes:

1) Magnolia (Canela)

Uma novidade e, provavelmente, o restaurante mais surpreendente da região. Tudo enche os olhos: da comida à decoração vintage, com móveis antigos garimpados pelo jovem casal de proprietários em suas viagens ao Uruguai. O restaurante só abre à noite e, além de oferecer menu kids e um incrível espaço infantil com recreação, conta, pasmem, com uma sala de cinema que diverte tanto adultos quanto a gurizada. Prepare-se para se apaixonar.

(Rua Dona Carlinda, 255, Centro (bem próximo à rua central de Canela e da Catedral). Aberto de segunda-feira a sábado, das 18h à 1h.

Magnolia

2) Bistrô Bêrga Motta – Ecoparque Sperry

Dobrar à direita numa ruazinha da estrada que vai de Gramado a Canela pode transformar seu dia. O bistrô está dentro de uma reserva ecológica com trilhas bem sinalizadas, cascatas, horta, entre outras atrações. Lugar para renovar os ares, o espírito e aguçar o paladar. Aviso: leve cheque ou dinheiro, pois cartões de débito e crédito não são aceitos.

(Estrada Professora Elvira Apollo Benetti, Linha 28). Somente Sábados, domingos e feriados, almoço.

3) Sabor Rural:

Passeio imperdível pela zona rural da Linha Ávila Alta. Fica na fazenda da simpática família Fioreze, onde se encontra o legítimo sabor da culinária italiana, de especialidades campeiras e do bom churrasco. Sem falar que o espaço é perfeito para desfrutar com a família ou rodeado de amigos.

(Rua João Scur, 1.890 – Linha Ávila Alta). Sábados, domingos e feriados, somente almoço.

sabor rural ok

4) Chez Lys Blanc

Frio tem que ter fondue, certo? Pois o Chez Lys Blanc é uma novidade em Canela. Um fondue delicioso e elegante que abriu em 2014 na rua principal da cidade. Vale a pena pedir a sequência com fondue de queijo, carnes e chocolate, que permite repetecos. Na hora da sobremesa, a gurizada vai amar o fondue de chocolate trufado (com doce de leite Conaprole – um escândalooo!).
(Avenida Osvaldo Aranha, 437, Centro)

Fondeu trufado Chez Lys Blancs

Quatro Atrações:

 1) Alpen Park

O parque de aventuras e adrenalina para toda a família. Tem montanha-russa, rapel, quadriciclo, cinema 4D, simulador, arvorismo e o famoso trenó. Único ponto negativo é que é preciso pagar por cada atração, o que torna tudo mais caro.

(Rodovia Arnaldo Oppitzm 901 , Canela)

2) Gramado Zoo

O programa perfeito pra todas as idades. A dica para os aventureiros é experimentar o safári noturno.

(RS-115, km 35, distrito de Várzea Grande, Gramado)

Zoo04 cópia

3) Mini Mundo
O Mini Mundo é uma das programações mais clássicas de Gramado. O espaço expõe miniaturas de marcos arquitetônicos europeus.

(Rua Horácio Cardoso, 291, Gramado)

4) O Reino do Chocolate
Se na Aldeia do Papai Noel é Natal o ano inteiro, no Reino do Chocolate é Páscoa o ano inteiro. No local, funciona uma loja temática da Caracol Chocolates com espaço dedicado ao doce. Não deixe de visitar a cafeteria ao final do tour. A novidade fica por conta da produção do seu próprio chocolate logo na entrada do parque, sinalizada com a placa “Faça seu Chocolate”.
(Avenida das Hortências, 5382, Gramado)

Reino do Chocoalte

 

Fotos: Acervo pessoal e Shutterstock



Posts Relacionados


Seis programas imperdíveis em Buenos Aires

Na Terra da Mafalda: a jornalista Milena Fischer mostra o que a capital portenha tem de melhor pra roteiros com crianças.

Veja mais

Volta ao mundo com Mouk e sua bike

De carona com Mouk: os viajantes mais fofos do planeta mostram um mundo cheio de riquezas culturais para a criançada. Embarque nessa!

Veja mais

Infância na bagagem

O que uma criança levaria na bagagem? Com 14 países carimbados no passaporte, Ellen, 3 anos, abre pra gente sua mala dos sonhos.

Veja mais


x

Dados da Mãe

Dados da Criança