#CURTAMARISOL

10 dicas para as crianças decorarem a casa

Casa com criança é sinônimo de descontração, não é? Entenda-se aí uma bagunça cheia de vida, cor e diversão, ok? Que tal então deixar a criançada participar de fato da decoração? Com combinações prévias, materiais adequados e essas dicas que reunimos aqui embaixo, isso pode sim ser realidade. E a descontração esta que falamos ali em cima vai ser aquele toque de personalidade que torna a sua casa única e a cara da sua família. Vem ver!

IMG_8127

 

INSPIRE-SE

Com estas ideias, você pode dar carta branca para os pequenos se tornarem decoradores por um dia:

 

PAREDES LIBERADAS

Com lousa: uma parede pintada com tinta especial para lousa, na cor preta ou verde, pode ser sua primeira incursão nesta aventura de deixar os pequenos interagirem com a decoração da casa. Com giz e apagador, as crianças podem desenhar de forma livre nas paredes sem comprometer a pintura “oficial” da casa. Além de exercitar a criatividade, a atividade pode reunir a família e os amigos, diz a arquiteta Tatiana Machado, da Elefante Design para Pequenos. Que tal deixar um recado lindo para o seu filho a cada dia que começa? O mais bacana é que a ideia se aplica não só ao quarto dos pequenos, como essa produção da Nina Moraes Design Infantil para a revista digital NaToca, com fotos de Andrea Marques. Dá pra criar espaços assim no corredor, na sala e até na cozinha.

IMG_8216

 

Com canetinha: quem tem criança alérgica em casa pode ficar preocupado de investir numa parede de lousa e giz. Nesse caso, a solução pode ser a instalação de uma chapa de laminado liso brilhoso de cor branca, permitindo, assim, que os pequenos troquem os desenhos a giz por canetinhas específicas para quadros escolares. Esta chapa pode ser comprada sob medida, permitindo até que paredes inteiras possam ser cobertas pelos traços coloridos das crianças. Abaixo, uma foto da Constance Gennari para Los Enfants du Design, que pode servir de inspiração.

58ad7cd0472765b7a2ab2ef665faeea8

 

Em adesivos: rolinhos de adesivo autocolante de cor fosca (o preto funciona bem como lousa) pode ser outra opção para os pequenos decoradores. Cole em portas que tenham a face lisa, sem detalhes, ou em portas lisas de armários, e libere o giz para a criançada. Dá até para estimular as crianças a organizarem suas roupas nas cômodas sinalizando que tipo de peça tem em cada gaveta. Além de interação, confere uma cara mais moderna a móveis antigos (abaixo, em foto do Pinterest).

6272766e21c819822fdf69b1dc4e9b70

 

COR EM EXPOSIÇÃO

 

Vernissage caseiro: com pequenos varais e prendedores coloridos, você pode estimular as crianças a exibirem seus desenhos e decorarem os cômodos da casa.

 

Arte pendurada: convide os pequenos a recortarem corações em feltro colorido ou papelão. Eles podem enfeitar as formas que, depois, serão suspensas com fios de nylon ou aplicadas em luminárias de papel compradas prontas. O efeito fica lindo, como dá para ver nessas criações da Gruu Arquitetura, com foto de !

LUMINARIAS

 

TUDO JUNTO E MISTURADO

 

Espalhe o mundo da criança pela casa toda: cestos e revisteiros da sala podem conter também livros e revistinhas infantis. Pequenas atitudes como essa inserem as crianças no contexto da família, além de ser um estímulo à leitura, lembra a arquiteta Tatiana Machado.

 

Lounge divertido: chame a criançada para escolher almofadas bem coloridas, de diferentes formatos e com uma peada bem divertida e convide-os a espalharem pela sala. Vai virar um cantinho gostoso para passar horas juntos, contando histórias, brincando de jogos ou apenas jogando papo fora.

 

ACAMPAMENTO DENTRO DE CASA

 

Donos do campinho: libere os pequenos para fazerem cabaninhas no sofá, na cama, embaixo da mesa de jantar, enfim, onde a imaginação permitir. Lençóis e cangas grandes ajudam a brincadeira. Vai dar bagunça sim. Mas vale cada coisa fora do lugar, porque, quando brincam de faz de contas, as crianças exercitam a criatividade e a inteligência. Dica da arquiteta Tatiana Machado, da Elefante Design para Pequenos.

 

ERA UMA CASA MUITO ENGRAÇADA

 

Ganchos de brinquedos: você pode convocar os pequenos a selecionarem bonecos que não brincam mais para dar novo uso aos objetos.  Neste caso, a arquiteta Cíntia Shiguio, da Gruu Arquitetura, diz que a equipe reciclou um gancho antigo de uma reforma, lixou, pintou com tinta amarela esmalte a base d´água, própria para objetos em ferro. Depois, as profissionais pegaram os bonecos, furaram e preencheram com massa adesiva epóxi. Cola quente ou cola forte neste caso não fixam bem. É claro que essa parte da criação precisa ficar a cargo de adultos.

IMG_5918

 

Porta-lápis: os brinquedos também podem virar divertidos porta-lápis para a bancada de estudas das crianças (foto da arquiteta Cíntia Shiguio). E o melhor é que, nesse caso, elas mesmas podem colar, usando fita dupla face 3M (cor vermelha ou verde), com indicam as profissionais da Gruu Arquitetura.

portalapis

 

Fontes: Elefante Design para PequenosNina Moraes Design, Gruu Arquitetura Infantil

Agradecimentos: NaToca, Revista de Design Infantil

Fotos: Cíntia Shiguio, Paula Emy, Andréa Marques e Constance Gennari

 

 



Posts Relacionados


5 cantinhos de leitura para você se inspirar

Venha se inspirar nestes cantinhos de leitura super confortáveis para dar asas à imaginação das crianças.

Veja mais

Um quarto que é uma viagem ao espaço sideral

Foguetes, astros e planetas decoram o dormitório do João Pedro, um apaixonado pelo cosmos e por brincadeiras cheias de imaginação.

Veja mais

Portas divertidas para você se inspirar

Decoração renovada: com adesivos, tintas e pincéis dá para investir em portas divertidas para os quartos da criançada.

Veja mais


x

Dados da Mãe

Dados da Criança