#CURTAMARISOL

Cinco brincadeiras divertidas para fazer na areia da praia

A chegada do verão convida a temporadas divertidas com os amigos e a família na beira da praia. Dias ensolarados pedem um bom banho de mar, mas fora dele também há muita diversão. Quer ver? Hoje o Camarisol vai ensinar brincadeiras fáceis de fazer na areia da praia. Junte a turma e venha curtir com a gente!

1) Relógio de sol

A brincadeira começa catando 12 conchas que devem ser dispostas em um círculo, como se fosse um relógio de ponteiros. No meio do círculo, você coloca um graveto ou palito de picolé e, ao longo do dia, as crianças vão percebendo que a sombra do graveto se movimenta, de acordo com a hora. Além de divertida, essa brincadeira é educativa.

2) Jogo da memória

Vocês vão precisar de até nove conchinhas diferentes para essa brincadeira. Desenhe, na areia, um quadrado com três linhas e três colunas, formando nove quadrantes dentro desse grid. Distribua as conchas nos quadrantes, peça para a criança olhar por 15 segundos e, depois, retire as conchas. A criança precisa memorizar onde estava cada item e recolocá-lo de volta. Uma dica: antes de tirar as conchas, fotografe no celular, assim fica mais fácil saber o quanto ela acertou.

3) Jogo da velha

Aproveite o grid de nove quadrantes desenhado no chão, da brincadeira anterior, para passar o tempo com as crianças jogando o tradicional jogo da velha. Cada participante desenha um “x” ou um “o” nos quadrantes, alternadamente. O primeiro a fazer uma sequência de três símbolos iguais (em uma linha, coluna ou diagonal), ganha a partida, que pode ser jogada várias vezes: basta apagar o grid e refazê-lo, na areia.

4) Corrida de palito

Usando um palito de picolé ou graveto, a “corrida” consiste em cada criança fazer risquinhos na areia até cruzar o ponto de chegada. Para a competição ficar mais acirrada, a cada partida, podem ser estipuladas algumas regras, como fazer um círculo a cada três tracinhos na areia. É diversão certa!

5) Castelo de areia

Essa é uma das atividades mais tradicionais e que encanta, principalmente, as crianças mais novas. Vocês vão precisar de baldinhos, pá, rastelo, palito de sorvete ou de dente, a água do mar e bastante disposição. O segredo de manter o castelo intacto durante a construção é usar a mesma proporção de água do mar e de areia no balde. Clique aqui para ver outros truques para construir um castelo de areia perfeito!



Posts Relacionados


Um presente que é a própria brincadeira

Pra presentear e brincar junto: neste Dia dos Pais, T de Tati ensina a fazer um jogo da memória cheio de lembranças queridas.

Veja mais

5 brincadeiras para fazer na praia

Ir à praia é um programa superdivertido para as crianças. Vem espiar como ele pode ficar ainda mais especial com essas dicas de brincadeiras.

Veja mais

Crie um circuito de brincadeiras ao ar livre neste verão

Os espaguetes da piscina ganham nova função nessa brincadeira ao ar livre. Vem ver!

Veja mais


x

Dados da Mãe

Dados da Criança