#CURTAMARISOL

Bebidas pra esquentar o inverno

Nem só de chocolate quente se faz um menu de inverno e preguicinha em casa. No cardápio de bebidas aquecidas, é possível lançar mão de outras alternativas para a criançada. A nutricionista Caroline Ayres criou especialmente pro site de Marisol um Menu Esquenta cheio de sabor e nutrientes. Além do clássico chocolate com uma pegada mais saudável, Caroline tira do fogão outras opções perfeitas para a estação.

Fil150505_109_0035

– Os alimentos quentinhos são bem vindos, especialmente nessa época do ano. Além de esquentar, alguns remetem a fases felizes ou situações agradáveis. Esse tipo de experiência positiva em relação a algum alimento a gente chama de comfort food – conta.

Gostou? Então olha aqui receitas fáceis de repetir em casa:

Chá de abacaxi

– Ingredientes: casca de um abacaxi higienizada e 1 litro de água. Se desejar adoçar, prefira açúcar demerara ou mascavo.

– Modo de preparo: coloque todos os ingredientes para ferver por 10 minutos. Depois que levantar fervura, deixe por mais 5 minutos, coe e sirva. Pode adicionar na hora da fervura canela em pau, cravo e hortelã, conforme a sua preferência. Uma opção para deixá-lo mais nutritivo é bater algumas cascas já cozidas no liquidificar e adicionar ao chá. Prefira abacaxi orgânico.

Chocolate quente

– Ingredientes: 1 colher (café) de amido de milho, ½ litro de leite semidesnatado, 1 a 2 colheres (sopa) de cacau em pó, 1 pedaço de canela em pau, 1 colher (café) de essência de baunilha, 1 a 2 colheres (sopa) de açúcar demerara, cacau em pó para decorar.

– Modo de preparo: dissolva o amido de milho no leite ainda frio. Coloque a mistura numa panela antiaderente junto com o cacau, a canela e a baunilha. Leve ao fogo médio. Deixe ferver por 10 minutos e acrescente o açúcar. Se quiser, use um mixer para deixar a bebida cremosa. Sirva quente e polvilhada com o cacau. Pode substituir o leite por leite vegetal (leite de arroz, aveia).

Leite morno com aveia, mel e canela

– Ingredientes: 2 xícaras de leite integral, 1 a 2 colheres de sopa de mel, 5 colheres de aveia flocos finos, canela em pó para polvilhar.

– Modo de preparo: em um copo, coloque a aveia, o mel e um pouco de leite, mexa e reserve. Ferva o restante do leite em uma panela e, quando começar a levantar fervura, coloque a mistura que você reservou. Aguarde até começar a quase grudar na panela, mexendo sempre em fogo baixo e está pronto.  Coloque canela por cima para polvilhar. Pode também polvilhar com o cacau em pó ou nibs de cacau orgânico. Ideal que o mel seja de boa procedência e orgânico. Pode substituir o leite por leite vegetal ou também acrescentar um pouco de leite de coco ao leite.

 Foto: Fil Giuratti

 



Posts Relacionados


Seis programas imperdíveis em Buenos Aires

Na Terra da Mafalda: a jornalista Milena Fischer mostra o que a capital portenha tem de melhor pra roteiros com crianças.

Veja mais

Experimente o desafio do Sanduíche Surpresa

Chefs por um dia: preparamos um desafio de sanduíche surpresa que as crianças vão amar!

Veja mais

Leve a pizza para o palito

Leve e saborosa, essa releitura da clássica pizza é perfeita para um lanche à beira da piscina

Veja mais


x

Dados da Mãe

Dados da Criança