#CURTAMARISOL

6 livros com as bruxas mais divertidas para você ler

Na semana oficial da fantasia, ops, do Dia das Bruxas, o site de Marisol deixou o medo de lado e foi atrás delas: as personagens mais aterrorizantes e queridas da literatura infantil. Quem aceitou nosso desafio de muito bom grado foi a escritora Christina Dias, que tem no currículo mais de 10 livros publicados, entre eles “Ninguém aprende samba no colégio”, uma trama que mistura a obra de Noel Rosa com a história de Amélia, uma menina apaixonada por música.

CHRIS DIAS

Idealizadora da Kombina, um projeto de cultura itinerante que leva, a bordo de uma Kombi, no Rio Grande do Sul, exposições, literatura e artes integradas para as ruas, Christina há muito já adotou a figura da bruxa também para encantar as crianças na sua empreitada.

– Desenvolvo um projeto que leva a fantasia da arte por aí. Projeto Kombina. Nele há o marionete de uma bruxa. A Bruxa Cigana, como é chamada, fica ali, esperando que alguém a convide para dançar. A primeira reação de quem chega é sempre o medo, depois de enfrentá-los, os mais corajosos se aventuram, manipulam as hastes que movimentam seus braços e dão vida àquela bruxa. Ela sempre agradece sacudindo o seu corpo e divertindo a todos – conta Chris.

KOMBINA

Entendida de fantasia, Chris vê com muito bons olhos o casamento da literatura com essas personagens e divide com a gente sua lista particular de livros com as bruxas mais divertidas:

– A literatura há muito explora o tema que, na verdade, é um tema que acompanha o desenvolvimento de qualquer criança, de qualquer pessoa. Cada uma dessas histórias me lembra momentos em que a alegria, misturada com a excitação, que envolve o medo provocado pela literatura, fizeram das crianças leitores atentos ao que a subjetividade e a leitura literária podem nos oferecer.

Eu, se fosse você, pegava uma carona com a Chris nessa Kombina especial de bruxas, aqui, para o site de Marisol. Vem!

1 -O Mágico de Oz (Baum L. Frank)

MARISOL MAGICO DE OZ

Guardo da minha infância a Bruxa Boa do Sul. Mais que o Mágico de Oz, a Dorothy ou o vendaval no Kansas, a maior descoberta desta história foi saber que as bruxas podem ser boas e as fadas, ruins. Li, assisti, me assustei e me diverti muito com essa história de mentiras, humanidades e bruxarias às avessas. Talvez esse  texto tenha me ajudado até hoje a quebrar e restabelecer paradigmas com alguma facilidade até hoje.

2 – O casamento da Bruxa Onilda (R. Capdevila e E. Larreula)

  • MARISOL BRUXA ONILDA

A infância dos meus filhos foi povoada por outra bruxa que, além de aterrorizar, tinha uma vida cotidiana muito divertida: A Bruxa Onilda, de Larreula e Capdevila. Cada livro uma nova aventura. Bruxa que viaja, cozinha, tem namorado, gosta de moda e dos seus amigos.

3 – A Bruxinha que era boa (Maria Clara Machado)

MARISOL A BRUXINHA QUE ERA BOA

Outra bruxa que acompanhou a infância dos meus filhos e alunos foi A Bruxinha que era boa. Na obra, uma aprendiz de feiticeira não consegue se encaixar no mundo das ambições e maldade em que nasceu. Grande obra da grande autora Maria Clara Machado.

4 – Bruxa, Bruxa, venha à minha festa (Arden Druce)

MARISOL BRUXA BRUXA

Uma garota pede para que toda a sorte de seres assustadores compareça a sua festa. E lá vão Bruxa, Gato, Espantalho, Coruja, Árvore, Duende, Dragão, Pirata, Tubarão, Cobra, Unicórnio, Fantasma, Babuíno, Lobo e… epa! Chapeuzinho Vermelho? Uma história diferente e criativa que mostra a fidelidade da amizade infantil.

5 – Manual Prático de Bruxaria em Onze Lições (Malcolm Bird)

MARISOL MANUAL PRÁTICO DE BRUXARIA

Com dicas e receitas para a bruxa moderna, este manual orienta a aprendiz de feiticeira e diverte os não iniciados com suas ilustrações e explicações.

6 – A Bruxa Salomé (Audrey Wood)

MARISOL A BRUXA SALOMÉ

Antes de sair para ir ao mercado, a mãe avisou – ‘não abram a porta para estranhos’, mas as crianças desobedeceram e deixaram entrar a bruxa Salomé! Agora, só a mãe poderá salvá-las.

 



Posts Relacionados


10 músicas para animar a Festa do Pijama

Festa do Pijama combina com música. Confira nossa playlist para deixar o encontro com os amigos muito mais divertido!

Veja mais

Uma playlist para brincar na natureza

Sons da natureza: que tal invadir o quintal e brincar ao redor da árvore inspirado nessa playlist cheia de passarinhos, sombras boas e plantinhas? Vem!

Veja mais

Tocar bateria também é coisa de criança

Mini bateristas: o instrumento que anima a música estimula a concentração e a coordenação motora.

Veja mais


x

Dados da Mãe

Dados da Criança